O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















segunda-feira, 23 de julho de 2012

Glicémias noturnas altas: hormonas de crescimento?

Já há muito tempo que aqui não vinha...

O João tem estado bem.

Temos conseguido manter os valores da hemoglobina glicosilada.

Durante o dia tem sido mais fácil controlar as glicémias.

Agora...de vez em quando temos períodos de glicémias altíssimas durante a noite - na ordem dos 300. Mas já percebi que correspondem a fases de crescimento. Duram uma semana, dez dias, no máximo e depois desaparecem como por milagre. Nessas fases, passo as noites mais atenta, faço correções com a insulina rápida e vou medindo a glicémia. E depois, um dia, as pessoas começam a comentar como ele está mais alto... E está mesmo!

Antes de ter a consulta com a nova médica do João e de conseguir que ele tivesse glicémias mais equilibradas e uma HA1c mais baixa, ele era o rapaz mais baixo da sala dele. Era do tamanho de algumas das meninas. Hoje é o segundo mais alto da sala. Eu sei que os homens não se medem aos palmos, mas o crescimento (altura e peso) são ótimos indicadores do controlo da glicémia, por isso estou feliz por termos conseguido esta evolução.


Já sei que fases estáveis são passageiras. Vamo-nos concentrando no presente, dando o nosso melhor na altura e agradecendo aquilo que de bom nos acontece. O que vier aí, virá...

Sem comentários:

Enviar um comentário