O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Festas de Carnaval...com boas glicémias

Bem... já aumentei a Lantus e as glicémias parecem ter voltado ao normal. Agora basta fazer mais umas observações para ter a certeza de quais são as novas regras.

Entretanto, estamos no Carnaval.

Na sexta-feira passada, o João participou no desfile de carnaval, como todos os meninos da sua escola. Ainda é uma caminhada assustadora (para mim, claro!) Eu e o  pai fomos sempre acompanhando o desfile, fazendo-lhe sinais para que nos fosse dizendo se se estava a sentir bem e comeu umas bolachinas antes de começar, mas de resto fez o mesmo que os outros meninos e divertiu-se. Correu tudo bem. Glicémia ao almoço, depois do desfile: 123.

De tarde, na escola, fizeram um lanche especial, uma festinha. Geralmente quado há algum acontecimento diferente (o mais comum são festejos de aniversários, com o respectivo bolo), pergunto à educadora o que vai haver para comer, calculamos o que ele vai comer, ela dá-lhe a insulina e ele come. A desvantagens é que por vezes há mais alguma coisa para comer de que a educadora não se apercebeu e ele já não pode comer ou então ele gostou tanto que quer repetir e já não pode. Na sexta-feira dei instruções à educadora para medir a glicémia e, caso os valores estivessem abaixo dos 150, para o deixar comer tudo o que ele quisesse e que me telefonasse a seguir para calcularmos a insulina.

A educadora ligou-me depois do lanche, a rir: "Não imagina o que ele comeu! Estava tão feliz! Comeu 2 pães de leite com pasta de chouriço, uma fatia de bolo de aniversário de chocolate e chantili, uma fatia de bolo mármore, pipocas salgadas, doritos e dois chocolates pequeninos".

Olhem, fiz umas contas que nem sequer foram a olhómetro, pois nem sabia o tamanho das fatias de bolo ou a quantidade de pipocas, fiz assim: 2 pães de leite, 2 equivalente, duas fatias de bolo, 2 equivalentes, e para o resto mais 2 equivalentes. E disse para lhe darem 3 unidades de humalog.

E sabem que mais? Ao jantar tinha 105. E estava tão feliz, mas tão feliz! Não falava de outra coisa e dizia: "Mãe, comemos que nem uns gulosos!" Não sei se dá para perceber, mas este "nós comemos" é muito importante! Pela primeira vez, ele sentiu que podia fazer tudo aquilo que os outros fazem. Escusado será dizer que esteve o resto do fim de semana a dieta de porcarias!

Sem comentários:

Enviar um comentário