O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















terça-feira, 15 de março de 2011

Biscoitinho de canela

Antes de descobrir esta receita de biscoitos, tinha sempre em casa 6 ou 7 qualidades diferentes de bolachas porque, por vezes, queria que o João comesse uma bolacha entre refeições por desconfiar que os valores da glicémia não iriam aguentar até à hora da refeição seguinte e começava a oferecer: queres uma destas? Não! Então uma destas, queres? Já não gosto dessas! Era um desespero.

Um dia ele pediu para provar uns biscoitos, em forma de rosca, comercializados, mas caseiros, e que, pelo teste do paladar, pareciam não ter muito açucar. Eram uma bomba! Valores altíssimos, choradeira porque queria mais um biscoito...

Arranjei uma receita de uma tia-avó, que fui modificando e que acabou por dar nisto:

3 ovos inteiros
50 gr de açucar
canela a gosto (costumo pôr cerca de 2 colheres de sopa)
1 colher de sopa de banha
Metade de um pacote dos pequenos de Becel (o pacote tem 125 gr).
500 gr de farinha
1 colher de sopa de fermento

Mistura-se tudo, amassa-se um pouco e faz-se os biscoitos. Levo cerca de uma hora a terminar o processo. Mas vale a pena. O pior é que os adultos adoram também e acabo por ter de fazer biscoitos regularmente para alimentar tantos gulosos!

A manteiga becel pode ser subtituída por qualquer outra manteiga sem sal. A receita original pedia manteiga normal, salgada, mas para juntar açucar suficiente para cobrir o sal era um problema, por isso faço assim. Por vezes, acrescento um pouco de baunilha também...

Por vezes substituo umas colheres da farinha normal de trigo por farinha de trigo integral. A textura do biscoito não fica tão boa, mas assim tem mais fibras e guardo esses biscoitos para quando ele quer comer e não deve. Os que mostro na fotografia têm bastante farinha integral.

Outra descoberta que fiz é que este formato de biscoitos tem muito menos massa do que uma bolacha ou uma bolinha com o mesmo diâmetro. Para além disso faço sempre os biscoitos fininhos e pequenos. Assim dou-lhe 3 biscoitos de uma vez e ele ficar feliz, feliz! 3???!!! Uau! (Que bom que é ser pequenino!)

4 comentários:

  1. Obrigada Dominique, vou fazer.
    Não costumas substituir o açúcar por frutose??

    ResponderEliminar
  2. As minhas experiências com a frutose não são as melhores. Não noto que os valores da glicémia subam menos quando uso a frutose, para além de que tenho de usar mais quantidade de frutose para adoçar do que de açucar. Estou errada? Notas alguma vantagem que me tenha escapado?

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente também não noto grandes diferenças.
    Vou tentar explorar melhor este assunto.

    ResponderEliminar