O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















quarta-feira, 2 de março de 2011

Exercício físico e glicémias...aos 4 anos

Desde a altura do diagnóstico até agora nunca senti grande influência da actividade física nas glicémias do João. Ele também é um miúdo bem disposto, mas muito calmo. Só se fizesse um passeio de uns 500 metros é que havia uma descida da glicémia.

Tem uma aula de educação física com a educadora, no infantário, de que gosta muito, mas que também continua a não lhe afectar a glicémia.

Este ano começou a ter uma aula de educação física por semana, dada por um professor licenciado em Educação Física. Ele lancha às 15h30 e a aula começa às 17h00 (no infantário). Pedi se lhe poderiam dar uma bolacha antes, tomei todas as precauções. No primeiro dia...esqueci-me que ele ia fazer ginástica. Levou bastante insulina ao lanche. Eram quase 17h00 quando me lembrei. Saí do trabalho preocupadíssima, fui sempre a acelerar pelo caminho, cheguei lá à beira de uma ataque de nervos! E ele saí de lá super bem disposto! Todo transpirado, mas com a glicémia acima dos 200.

Aproveitei para falar com o professor: "este menino tem diabetes, se ele alguma vez se queixar de que está cansado ou tiver algum outro comportamento pouco habitual..." e o professor corta-me a palavra, com um ar muito orgulhoso do seu conhecimento na matéria: "digo-lhe que pode descansar". Ai, ai! Mais um para instruir. Todos os males fossem esse. O pior é que vi, pelo modo como olhou para o João, que para ele os miúdos devem ser todos parecidos. Duvido muito que tenha fixado a cara do meu. O que vale é que a aula é no Infantário e lá todos estão muito atentos.

"Gostaste da aula de ginástica, João?" - "Não, é muito canxativa!" A resposta é sempre a mesma e vê-se que é verdade: saí de lá todo transpirado e adormece mais cedo à noite. Mas continua a chegar às 19h00 com valores acima dos 200. Só posso chegar a uma conclusão: ele deve enervar-se na aula. Não vejo outra explicação. A aula de educação física, que deveria baixar a glicémia, torna-a mais alta, pois é um factor de stress para o meu filho. Não há nada nesta doença que seja simples e óbvio!

Em compensação, se o tempo estiver bom e ele for brincar para o recreio, as glicémias baixam bastante (ao contrário do que acontecia até aqui). Ele corre muito mais agora - ora é o homem invisível, ora o gormiti do ar, e já se sabe que qualquer super-herói que se preze tem de correr a grandes velocidades! Pergunto sempre à educadora, quando me liga, se eles vão para o recreio ou não e tento ter isso em conta no calculo da insulina.
Às vezes acerto, outras nem por isso... Como sempre, aliás!

1 comentário:

  1. Provavelmente é isso mesmo que acontece, o João deve estar um pouco ansioso na aula de ginástica e logo a glicémia sobe.Quando está no recreio e como está à vontade, bem disposto e sem nada imposto ou seja brinca ao que lhe apetece, está tranquilo e a actividade física faz o seu papel, baixa a glicémia.Com o meu filhote é exactamente o mesmo. Vamos lá compreender isto, não é? Bjs

    ResponderEliminar