O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















quarta-feira, 25 de maio de 2011

Verão, gelados e boas glicémias

Quem não gosta de sair num sábado à tarde, parar numa esplanada (de preferência à beira-mar) e comer um gelado, descontraidamente, com a família e os amigos?

Desde que o João foi diagnosticado com diabetes esse foi um dos prazeres de que nos temos privado. Continuávamos a dar os passeios em dias de bom tempo, mas sempre que via as outras famílias "normais" a comer o tal gelado, ficava triste, tenho de o confessar.

O João nunca comeu um gelado desses de rua...

Este ano decidi que iria pôr um fim a este castigo. Fui ao site da Olá e consegui a quantidade de hidratos de carbono dos principais gelados para crianças. Tenho tudo apontadinho na minha agenda, que me segue para todo o lado. O plano é aguardar pela hora do lanche, levar uma fonte de hidratos de absorção lenta, que será a primeira parte do lanche e a seguir: gelado!


Deixo a informação para quem a quiser usar e relembro que uma porção de hidratos de carbono tem entre 12 a 14 gr de Hidratos de Carbono:

Supermaxi - 10 gr de HC
Perna de Pau - 18 gr de HC
Épa - 10 gr de HC
Mini-milk - 5 gr de HC
Corneto de chocolate - 27 gr de HC

E viva o Verão e a contagem de hidratos de carbono!

1 comentário:

  1. É isso mesmo amiga, não podemos privar os nossos filhotes de alguns prazeres, claro sem abusos.
    Na semana passada o andré comeu um perna de pau, levou a insulina correspondente aos HC e correu tudo bem.Bjs grandes e muitas lambidelas (nos gelados claro).

    ResponderEliminar