O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















terça-feira, 17 de maio de 2011

Hemoglobina glicosilada, nome de código HbA1C

A hemoglobina glicosilada é um parâmetro das análises ao sangue que o João faz de 3 em 3 meses e que determina a média das glicémias desse período.

Desde que foi diagnosticado, o João teve sempre valores altos de HbA1C, sempre acima de 9.

A rotina era sempre a mesma: análise, espera (e esperança) pelo resultado, seguidas de desilusão, angústia, desespero e um grande sentimento de incompetência quando recebia os resultados...

Aliás, comecei este blogue na esperança de conhecer outros pais e, através da experiência deles, perceber o que estava a fazer de errado.

Em Março, fez de novo análises e tinha 9,4 (quando um valor aceitável para ele deveria rondar os 7).

Fiquei destroçada.

Faço tudo aquilo que o médico indica, leio tudo o que posso sobre diabetes, conto os hidratos de carbono...

...e nada...

As respostas dos médicos que consultava eram sempre as mesmas: os valores não estão maus, ele está a crescer bem... vamos manter tudo como está e esperar que as próximas análises tragam resultados melhores.

Que desespero!

Procurei ajuda longe de casa.

Consegui.

Novas regras, muitas informações novas. Alterámos as rotinas, as proporções HC-insulina. Finalmente esperança!

O João faz análises de novo no final de Junho. Até lá estamos a trabalhar para uma HbA1C muito melhor.

Isso explica o meu silêncio nos últimos meses. Por vezes é preciso tempo para digerir, para arregaçar as mangas e arranjar soluções.

Com esta experiência assumi ainda mais profundamente a lição do "só sei que nada sei". Durante algum tempo decidi não voltar a escrever no blogue. Se nada sei...

Voltei aqui porque pensei nas mães que, como eu, nada sabem. E decidi partilhar aquilo que não sei e aquilo que vou aprendendo com elas. Afinal de contas, já aprendi tanto com mães que acham que nada sabem!

1 comentário:

  1. A troca e partilha de dicas, de rotinas, de receitas, de sentimentos, de momentos dificeis, de conquistas, de choros, de deseperos, de alegrias e de gargalhadas é que faz estes "encontros" tão especiais e tão importantes na vida de uma mãe que tem um filhote com diabetes.Do fundo do meu coração obrigada pelo teu apoio, pela tua troca de saberes.

    ResponderEliminar