O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aguardando a bomba de insulina

Há umas semanas atrás tivemos nova consulta de endocrinologia e recebi um elogio da médica do João. Disse-nos que as glicémias dele estava boas para a idade dele. Fiquei tão feliz, sobretudo porque é uma médica muito exigente. Ainda fiquei meio céptica, mas ela reiterou: sabe que eu vejo muitos outros registos de meninos!

Acho que fiquei ainda mais feliz com o elogio da médica do que propriamente com o resultado da HA1c - 7,5 de novo. Não está mau, se considerarmos que Setembro e Outubro foram meses péssimos, de hipo-hiper-hipo (como nunca sabia se ia fazer sol ou chuva, nunca sabia se o João ia passar horas  no recreio a correr e a saltar ou sentado a ver um filme). Desesperante. Só em Novembro consegui começar a controlar as glicémias e era a essas que a médica se referia.

Também tivemos a notícia de que o hospital recebeu 13 bombas de insulina, para 22 meninos. Alguém vai ficar de fora. Vamos esperar que façam a selecção dos meninos para sabermos se é desta que temos a sorte de receber uma maquinazinha destas.

Confesso que até aqui tenho estado pouco entusiasmada com a ideia de o meu filhote andar o tempo todo com o aparelho preso à cintura com um cateter. Mas ultimamente, a ideia de um controlo muito melhor das glicémias e de acabar com as picadelas (sobretudo a da Lantus, de que ele continua a queixar-se tanto) fez com que começasse a desejar muito que chegue o momento. Para além disso, acho que ele agora já tem uma idade e maturidade que lhe permite adaptar-se melhor às diferenças sem se assustar tanto (espero... isso nunca foi a especialidade do João, que nem gosta que se mudem móveis do sítio lá em casa).

3 comentários:

  1. É bom saber que os nossos meninos andam controlados. Eu desepero quando as glicemias do Salvador sobem e descem como se tratasse de uma montanha russa. Ele nesta última semana tem estado constipado e tem sido um stress, com 24 meses é dificil compreender o porquê de tanto sofrimento... Enfim...sejamos fortes e batalhadoras, de forma a que todos os dias dos nossos filhotes sejam os melhores!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sonhadora, as subidas e descidas fazem parte da nossa rotina também. Só nesta semana, o João já teve 4 ou 5 vezes valores a rondar os 300 e 3 ou 4 hipos de 60 e poucos e uma de 45. Não nos podemos iludir. Mas em geral (tirando o desespero das noites que continuam a estar fora no nosso controlo)sinto que as coisas estão mais controladas. Quando eles são assim pequeninos é mais difícil. O Salvador não vai ter direito a bomba de insulina? Dizem que são melhores para os meninos mais pequenos porque permitem dar porções mais pequenas de insulina...

    ResponderEliminar
  3. Pois é verdade,é essa a nossa rotina... O Salvador é capaz de passar de 55 para 337, assim num instante...as vezes é incompreensivel e desesperante. Em relação à bomba, no hospital disseram que ainda é pequeno para a bomba, e sejamos sinceras, mete-me imensa confusão. Vamos esperar para ver e continuar a nossa batalha diária.

    ResponderEliminar