O João tem agora 5 anos e tem diabetes tipo 1 desde os 21 meses. Neste espaço partilho tanto as minhas alegrias e as minhas conquistas, como os meus receios e tristezas em relação à diabetes do meu filho, na esperança de que a minha história ajude outros pais de crianças com diabetes.















terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Relembrando o momento do diagnóstico...entre amigas

Publico aqui o testemunho de três das minhas amigas do grupo do facebook de pais de crianças com diabetes. A minha esperança é que um pai que os leia pouco depois de viver este momento tão doloroso perceba que todos passamos pelo mesmo e se sinta menos sozinho. Às três o meu muito obrigada.

Manuela Cristina Gomes
Foi num dia como hoje.... já lá vai 5 Anos..... tão magra, mas que será que tens???.... bebes tanta água..... mas porquê esta sede sem fim???.... ui... fez xixi na cama, mas que se passa com ela???... será que existe Diabetes em crianças tão pequenas e que até nem gostam de doces???..... Professor por favor observe a minha filha se bebe muita água ou não, porque estou desconfiada que seja Diabetes.... Mas esta mãe está doida...... Mano quero uma goma grande, muito grande......
Ali estava naquele corredor que tantas vezes vi cheio de gente, naquele dia estava vazio, só ela, a nata na mão direita e a garrafa de 1,5 lts na mão esquerda, já quase vazia e eu a olhar para ela...... lá vem o Dr....... a sua filha tem de ir para o HP no INEM, ela tem a Glicemia superior a 800..... não vai eu vou levá-la...... entre gritos e gente vestida de branco lá foi dizendo... mãe tu és má, trouxeste-me para aqui e eu não estou doente...... a sua filha vai ter de cá ficar..... mas isto será que passa com a adolescência???? uma médica muito bonita com um sorriso lindo responde.... NÃO, A DIABETES É PARA SEMPRE......

Inês Rodrigues
‎17 Janeiro 2009: Avô vamos ao circo? Entre póneis, trapezistas e palhaços, avô quero fazer xixi, avô dá-me água.... Avô compras-me uma fartura? Mais xixi, mais água... Oh avô vamos para casa que já não aguento estar aqui sempre a beber água e a fazer xixi. 18h da tarde, entrada na CUF DESCOBERTAS, episódio inaugural, glicémia a 1100. 'O seu filho tem níveis de açúcar elevadíssimos no sangue, tem diabetes tipo I'. Já tinha lido na Internet que os sintomas eram todos de Diabetes mas ele tinha feito análises no dia 26 Dezembro e estava tudo dentro dos valores normais!
Lágrimas??? Nem uma derramei, senti que tinha de agarrar com unhas e dentes este desafio. Que noite que passei, tanta pica, tanta análise, tanto que o meu príncipe chorava... No meio de cateteres e insulina chegam os avós, a primeira pergunta do RAFA: avó trouxeste a minha fartura?? 19 Janeiro 2009 transferência da CUF para o D. Estefânia onde após 5 dias de internamento aprendemos a lidar com esta nova amiga. Palavras que não esqueço: 'Oh mãe à força não, não me agarres que eu dou a abelhinha'. Tinha apenas 3 anitos. Hoje já tem quase 7 e faz tudo sozinho até já sabe alguns equivalentes. Como todos os doces deste grupo é um HEROI. Com a DIABETES não se perde a alegria de viver, reaprende-se :)

Angelina Nogueira
Faz hoje um ano, era domingo e no fim do lanche disse à Madalena, vamos ao hospital agora não podes continuar assim, só peço que não seja o que estou a pensar... a chamada para a triagem foi quase imediata e já não saiu, Foi tudo tão rápido. Ninguém me disse nada mas também não era preciso, alguém me disse "a mãe está a aceitar tudo isto muito bem" (engano), quando a Madalena, dormitava ia à rua chorar apetecia-me gritar, fiquei sem chão... já tinha sentido tudo aquilo quando diagnosticaram asma à irmã. Já pela noite dentro a Madalena pergunta à médica: doutora tenho diabetes? tira-mos quero seguir os meus sonhos... felizmente que o tempo não cura mas ajuda. Hoje quero deixar aqui uma homenagem a todos os doces, especialmente às crianças pois se nós os país sofremos eles sofrem muito mais e no entanto são tão valentes, especialmente às crianças porque seja o que for que lhes cause sofrimento me toca bastante... SEJAM FELIZES.

1 comentário:

  1. Este é o meu testemunho:
    Dia 26 de Março 2010. Aniversário do pai e 15 meses do Salvador.
    O Salvador há uns dias que tinha mais sede, mais fome e fazia mais chichi. Pensei que tudo não passava de uma fase do crescimento do Salvador.
    Nesse Sábado, estavamos a preparar-nos para sair, os dois homens da casa estavam de Parabéns, o Salvador tinha comido a papa do meio da manhã e estava irritadito, pensamos em sono, sentamos o Salvador na nossa cama para nos acabarmos de arranjar. De repente, olhei para ele e pareceu-me mal disposto, disse : filho estás com ar de mal disposto, acabo de o dizer e um grande vómito. O pai pega nele, e como diabético que é, e desconfiado como andava (soube nesse dia), picou-lhe o dedinho e vejo a maior cara de desespero. Soube logo, corremos para o hospital e como todas já sabem, começou todo o processo. Estivemos internados 11 dias e a partir dai tem sido um carrocel de emoções.

    ResponderEliminar